CosmoTAG: 5 divas que eu admiro


Ou em outras palavras: aquele post que posso ser fangirl com motivos.

Todo mês as discípulas escolhem um tema que é um tapa na minha cara porque SEMPRE cai algo que sou apaixonada! Que que isso?? Kaka acaba com meu miocárdio assim. Em Setembro o tema é •.¸¸.•**•DIVAS•*´¨`*•.¸¸.•* e eu tenho que escolher 5, assim, do mundo inteiro, pra representar aqui. Todo dia é um 7x1 diferente, né migos. Vamos tentar.

Peguei as divas da vida real mesmo, porque se fosse ficção esse post atingiria outro nível de loucura, mas fiquei com as que não conheço e não fazem parte da minha vida (diretamente). Poderia encher aqui com as divas do meu dia a dia, mas não teríamos espaço suficiente. 
Não sei como foi que aconteceu, mas Tarsila... Ahhh, Tarsila. Toma aqui meu coração pra você. <3
Nunca dei muita bola pros quadros dela já que não sou fã do cubismo exagerado ou de cores fortes e quentes gritando na minha cara, mas ao pesquisar um pouquinho mais da história da artista, me rendi. Estudou tanto fora que podia ter ficado por lá mesmo, continuando sua arte que no início era bem européia, sem nenhuma influência moderna. Mas ao voltar para o Brasil depois da semana de 22 colocou na cabeça que queria ser conhecida como artista brasileira. E foi. Tarsila era muito além do seu tempo: casou 4 vezes, sendo a última com um homem 20 anos mais novo, mostrou pelos seus quadros o Brasil de classes, o Brasil de negros, Brasil de trabalhadores, com toda aquela cor vibrante e traços proporcionalmente deformados. Ajudou a criar o Movimento Antropofágico (pessoal da literatura gosta de dizer que o movimento é apenas do Oswald. Não é. Me respeitem.), que foi extremamente importante para dissipar a cultura brasileira. Como nem tudo são flores, a decepção da sua vida foi o envolvimento com o dito cujo, Oswald (não se deixem enganar pelas palavras bonitas de um poeta, meninas), MAS, de coisas ruins saem coisas boas, sim? Então, Abaporu foi feita pra ele e atualmente é a tela brasileira mais valorizada no mundo. Boatos de que Tarsila morreu de depressão, mas nem em seus últimos anos perdeu a postura: em uma entrevista 1 ano antes da sua morte eu só consegui ver uma senhora lindíssima, extremamente doce, muito bem educada e de sorriso fácil. Inspiração! 


Eu falo tanto nessa mulher que nem sei o que colocar aqui que não seja repetitivo. Alexandra é uma das mulheres mais fortes que eu já "conheci". Sabe aquelas raras pessoas boas que só recebem coisas ruins da vida? É ela. Cada história dela é uma lição que eu tiro pra minha vida, como toda a situação de seu casamento com aquele que não deve ser nomeado (literalmente, porque o cara em questão é o Voldemort. A gente aqui fã da Alex também não gosta de mencionar o nome dele de verdade) e da tremenda traição dele, falta de bom senso e babaquice com ela publicamente. Devastada com o fim do casamento, depressiva e suicida, ela finalmente se achou de novo. No trabalho. Você vê a Alex atuando em ER, colocando a personalidade calorosa e atrevida dela à personagem, nem dá pra desconfiar que ela tinha acabado de sair do momento mais escuro da vida. Aí veio outro marido, e com ele o sonho de ter filhos, até descobrir que não podia. Foi outro período bem longo, sofrido e doloroso, com procedimentos médicos por anos tendo de ser feitos entre os pequenos intervalos de gravações da série. Mas a filha veio, e o segundo casamento se foi. O que me admira tanto é que ela teve momentos bem delicados na vida, momentos que qualquer outra pessoa teria jogado tudo pro ar e desistido, mas ela conseguiu passar por cima de tudo com uma força que eu invejo e também admiro. Alex é a prova vida de que pode tudo estar desmoronando mas se você continuar de cabeça erguida, melhora. Porque sempre melhora. Ela é aquele tipo de pessoa que passou pelo inferno mas sobreviveu e voltou para eventualmente rir da própria desgraça, porque ela não tá mais nem aí pro que pensam ou deixam de pensar sobre ela (sério, a mulher usa cada trapo no lugar de roupa que eu fico pasma e ao mesmo tempo feliz porque ela REALMENTE acha bonito e CONSEGUE ficar bonita, porque ela simplesmente não se importa). Como artista é sensacional também! Atua, canta, é xonada por coisa antiga, faria peças de Shakespeare pro resto da vida se deixassem e ainda pinta nas horas vagas! E eu tenho quase 100% de certeza que sou apaixonada por todas as personagens dela porque cada uma carrega um pedacinho da atriz em si. 
(Considerações: Alex casou pela terceira vez esse ano, em Roma, com a filha -que já tá enoooorme e super gata- de dama de honra e está muito bem com o maridão, obrigada. Quer mais? Em Dezembro ela volta, depois de dois anos sem participar, para Doctor Who. Nem chorei, só tremi.)
Calma gente, não fecha a página ainda e não desiste de mim. Vamos começar falando que obviamente essa não é a Bolena de verdade, é a atriz que a interpreta em The Tudors, mas não deu pra resistir a essa foto de absoluta diva da Dinastia com a mão na cabeça provavelmente pensando "que bosta de situ que eu fui me meter, Henry VIII is a jerk". 
Ok, essa aqui é literalmente rainha. Antes de me jogarem pedras, vamos esquecer por um minuto o adultério, o incesto e a cabeça perdida dela, tá? O poder de sedução dessa mulher deve ter sido sensacional, vocês já pararam pra pensar? Não é todo dia na história que um Rei quer TANTO ficar com uma mulher que inventa uma nova igreja só pra poder se separar da atual Rainha e da Igreja Católica que não concordava nadinha com isso.  Não é sempre também que nasce uma mulher com lábia tão boa pra conseguir tudo isso do homem mais poderoso da Inglaterra. E deu certo. Igreja anglicana tá aí até hoje, migos. Ana não foi exatamente a figura inglesa mais querida pelos súditos, ou a mais gentil, mas me arrisco a dizer que ela foi uma das mais espertas, mais pé no chão, daquelas que não desiste de algo até ter conseguido. Sabe aquela frase clichezona  "não sabendo que era impossível, foi lá e fez"? Então. Ana Bolena todinha. Só reinou por mil dias, mas deve ter um motivo pra ela ser, entre as 6 outras esposas que seu marido teve, a mais lembrada até hoje, junto com outras grandes mulheres que já passaram pela monarquia inglesa. Como eu disse: diva. Há quem grite comigo e diga que a Ana foi só uma vadia bonita que estava no lugar certo na hora certa. Pra mim, ela continua sendo muito mais esperta e inteligente que todos vocês juntos. E sabe a rainha da Era de Ouro na Inglaterra? A famosa Elizabeth I, a rainha virgem, que governou melhor que muito macho alfa por aí um país tão grande? Então, ela era filha de Ana Bolena. Caso encerrado.


Já que me deixaram entrar no assunto realeza, vamos falar dela: Sua Majestade, Rainha Isabel, Rainha Mãe. A mulher que Hitler afirmou ser a "mulher mais perigosa da Europa". Isabel era a Rainha Consorte do Reino Unido já que sei marido, Jorge VI, recebeu o trono de surpresa, depois que o irmão abdicou. Cá entre nós, o Jorge era bonitão mesmo, mas era gago, cheio de doença e sem preparo nenhum para ser rei. Basicamente quem reinava por ele, o ajudava nas decisões, nas leituras e escritas de documentos era a Isabel, que era suuuuper querida pelo povo (sério, olha essa carinha, que fofa, como não amar?), mais do que até o próprio marido. Extremamente amorosa, humilde e pé no chão: a palavra dela era aquilo e pronto, ninguém conseguiria fazê-la mudar de ideia. Na Segunda Guerra ela publicamente se recusou a sair do país em meio aos ataques da Alemanha, arriscando a própria segurança. Nessa época ela visita as tropas, hospitais, e dava todo apoio à nação que conseguia. Sabe o "keep calm and carry on", aquele anúncio que virou meme com uma coroa em cima? É do reinado dela, pra dar uma motivação à população continuar vivendo em frente à guerra. Quando o Palácio de Buckingham foi bombardeado, ela disse: "Estou feliz que fomos bombardeados. Me faz sentir que agora posso olhar o East End (área de Londres devastada pela Guerra) na cara." 
Extremamente popular, lindíssima e um amor, morreu aos 101 anos (!!!!) em 2002, provando que era dura mesmo. E sua filha, Elizabeth II, provavelmente seguirá seus passos, porque aos 89 anos ainda está ótima. 
Se tivesse uma premiação pra saber qual a fantasia que mais rola nas festas e Halloween por aí, com certeza Cleópatra ganharia. Cleó para os íntimos, a última rainha do Egito que não era egípcia, e sim grega. Há quem diga que Cleópatra bonita só em Hollywood mesmo, porque na realidade não era nadinha. Aí você para e pensa que a maior sedutora da história, embora fosse extremamente vaidosa, não fisgava pela sua aparência: era pelo carisma. Cleó toda trabalhada no ouro e precursora do olhão preto foi uma grande estrategista militar e falava mais idiomas do que nós aprenderemos em 40 vidas, além de ser ótima na filosofia, literatura e arte. Pegou Julio Cesar com o famoso episódio do tapete, que se escondeu dentro e mandou de presente para ele. O Estado Romano se sentia tão ameaçado por ela que inventou as histórias que nós ouvimos até hoje: da mulher inescrupulosa, sedutora de todos os homens, da sexualidade perigosa, porque não queriam admitir que o que ela conseguia era por inteligencia e que uma mulher poderia ser tão poderosa quanto um homem.
Até hoje é inspiração em todos os meios da arte, seja cinema, literatura ou pinturas. Divona!



16 comentários:

  1. Gente, só mulheres muito especiais. Conheço quase nada da história da Tarsila, mas sempre achei Abrapuru uma obra e tanto. Fica lá no Palácio da Alvorada em Brasília, não? Enfim. E gente, jamais atirarei pedras. Desde A Outra passei a admirar Ana Bolena. Claro, ignorando a ambição dela que passou dos limites, mas não podemos deixar passar batida a determinação e coragem dessa mulher. Totalmente a frente da sua época. E só de pensar que ela foi um dos pontos fortes pra Inglaterra romper com a Igreja Católica, nos deixa no mínimo, intrigados com a personalidade dela. E tu realmente é fã da Alex, hein? Que lindo que ela vai voltar pra tua série favorita, to te imaginando dando puliiinhos de alegria. Gente, a "rainha mãe" tinha um jeitinho todo fofo mesmo, e claro que é uma narrativa com ficção envolvida, mas de acordo com aquele filme O Discurso do Rei, ela ficou do lado do rei em todas as dificuldades, dando o maior apoio. Cara e quanto a Cleópatra? Não consigo mais separar ela da imagem da Elizabeth Thaylor no filme. Já assistiu? É demóóóissss. Outra mulher e tanto. Ai essas divas, <3 AMEI tuas escolhas Dê!!!!! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kaka, Abaporu passou um tempo em Brasília sim (Obama até foi ver!) mas ela na real fica em um museu em Buenos Aires porque um empresário de lá que comprou, nada muito caro, só 2,5 milhões de dólares. Sempre Ana Bolena uma mulher admirável e odiava que os professores de história só falassem da parte ruim, sou defensora oficial dessa mulher, mereço um cargo real hahahaha Sou fã da Alex de carteira assinada e bato crachá todo dia, cê não tá entendendo. Acredita que nunca vi O Discurso do Rei? Não foi por falta de indicação ou vontade, mas já tá na lista aqui. Assim como Cleópatra com a Elizabeth, que foi quem eternizou essa figura, né?? Verei todos e venho falar aqui sobre. <333

      Excluir
  2. Oi, Dê! Eu também amei esse tema e vou ter que me desdobrar para escolher apenas 5. Tô muito em dúvida se vou optar por divas da ficção, vida real ou misturar tudo.. não vai ser fácil! hahaha Adorei as tuas escolhes, bem inusitadas. Gosto bastante da obra da Tarsila e, ao contrário de ti, não conhecia muito da história dela. Alex eu não conhecia, acredita? E Ana Bolena acho o máximo, adoro a história dela AND da época dela. Só me fez lembrar que ainda não assisti a última temporada de The Tudors! Beijos

    www.chezb.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi fácil aqui também não, mas tentei!! Hahaha obrigada, Bu! Teve uma época que dei uma pesquisada legal na Tarsila e fiquei fascinada. Alex é uma atriz e tanto, posso até te passar umas indicações de trabalhos dela, certeza que cê vai gostar. Também não terminei The Tudors, pretendo! Essa época da Ana e a Dinastia Tudor inteira: só amor! <3 Beijo!

      Excluir
  3. A Tarsila foi uma visionária! Muiiiito a frente do seu tempo, maravilhosa! Eu não conhecia a história da Alex, mas qualquer mulher que passa pelo que ela passou e consegue se reerguer e se transformar numa versão melhor, merece o título de Diva! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi sim Nana, mulher e tanto, amo! E você tem razão demais, por isso resolvi colocar a Alex aqui. Minha diva inspiração, hahaha. Que fofa você falando dela! Beijooo!

      Excluir
  4. Olha, De, eu preciso te dar os parabéns! Nunca vi divas tão... "inusitadas"! (no melhor significado da palavra!!!) Estava aqui esperando Marilyn Monroe, Audrey, Blair de GG... Jamais tarsila do amaral, ANA BOLENA!!! Você SEMPRE me surpreende! hahahahaha gostei muito da forma que vc falou de cada uma! Eu confesso que não gosto muito da ana bolena não, mas que ela devia ter muito borogodó, isso sim! HAHAHAHAH
    um beijo, coisa linda!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha você sempre a mais fofa possível, né Nat? Lindaaa! Que bom que tu gostou, viajei demais pra escolher as 5 divas pra essa tag. E eu entendo você não gostar da Ana, mas a mulher soube fazer o que eu sempre quis, né: virar rainha da Inglaterra. Hahahah Beeeijo linda!

      Excluir
  5. Calma, vamos por partes. Primeiro de tudo, acho lindo cê falando de arte e história assim, toda culta, me enche de orgulho, confesso que bate até uma crush. Miga, cê arrasa.
    Alex tinha que estar aqui, porque não seria Denise Aquino se não estivesse. Eu não imaginava que a mulher já tinha passado por isso tudo não, santo Deus! É essa a hora que eu deixo de ser fã da personagem e passo a ser fã da atriz (e da pessoa) também? Já virei. Ela realmente merece tudo de bom que vem conquistando e que as maravilhas na vida dela não parem por aí!
    "Antes de me jogarem pedras, vamos esquecer por um minuto o adultério, o incesto e a cabeça perdida dela, tá?" HAHAHAHA pouquinha coisa pra relevar, mas vamos lá. Cê também consegue ser boa de lábia, viu? hahaha
    O post era sobre divas mas acho que você saiu um pouco da temática porque só tem rainha aqui!! Tá lindo lindo, tá de parabéns. E ó, diva é você! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você arrasada 1000x mais, twin! Té parece! <3
      "Alex tinha que estar aqui, porque não seria Denise Aquino se não estivesse." Palavras Sábias, um livro por Cecília Maria. Acho que posso fazer um post de culinária que essa mulher vai entrar no meio. Que linda você falando dela, vem cá pra eu te dar um abraço e compartilhar o amor que tenho por ela com você.
      Essas coisinhas básicas da Ana a gente releva, acontece nas melhores famílias, hahahaha! Literalmente só tem rainha, mas Deus perdoa! E se fosse um post das divas da minha vida cotidiana, você estaria na lista.

      Excluir
  6. Meu, que lista!
    Bora lá:
    * Tarsila - Admiro demais a Tarsila também pela sua criatividade, a arte dela não tem igual e eu valorizo demais. Mas não gosto! hahaha
    * Alex - Conheci ela em ER mas me apaixonei por ela em Dr. Who ela sempre parece tão segura de si quando a vejo em entrevistas... daquelas mulheres que sabem exatamente o que fazer e como fazer, sabe? Do tipo que quero ser quando crescer. Mas não sabia dessa parte da vida pessoal dela.
    * Ana Bolena tinha personalidade, isso é um fato! Imagina se nessa época tivesse revista de fofoca? Só daria ela!
    * Isabel - Antes de mais nada eu amo esse nome. Ele está na minha família a gerações e possivelmente será o nome da minha filha <3 Eu adoro acompanhar a família real, e ela era o carisma em pessoa né?
    * Cleópatra é uma das pessoas que eu gostaria de voltar no tempo para conhecer. Ela parece ser tão incrível...
    Adorei sua lista! Todas divas! ;)
    Beijos
    www.amandahillerman.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amandaaa! Pra ser bem sincera, eu também não sou muito fã das obras modernistas da Tarsila, mas a admiro muito. E senhoooor deixa eu te dar um abraço bem grande que tu viu a Alex em ER e Doctor Who!!! Amo amo amo, não sei qual das duas personagens eu amo mais, Elizabeth ou River! "Daquelas mulheres que sabem exatamente o que fazer e como fazer, sabe?" BEM ISSO! Ela sempre foi assim, acho que sempre será. Quero muito ser quando crescer. Ana Bolena seria a capa de todas as revistas de fofoca e cheia de entrevistas polêmicas, aposto, hahaha. Isabel é um nome super lindo e forte mesmo, espero que você dê continuidade com sua filha! Família real é meu xodó, na minha cabeça eu faço parte. E a Cleo é a Cleo, se tivesse uma Tardis iria conhecê-la na primeira oportunidade.

      Excluir
    2. <3 Se eu tivesse uma tardis! <3
      Quero! hahahaha

      Excluir
  7. Admiro muuuito a Tarsila do Amaral, uma das artistas brasileiras que eu mais admiro! E olha, não sei bem se eu gosto da Ana Bolena, mas simplesmente adoro a história dela!
    Sobre a Alex, não conhecia mas fiquei admirada pela personalidade dela!
    Adorei o post!

    Bjos

    http://bymiih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Dê!!

    Estou visitando os posts da blogagem e senti falta de uma brasileira... Tarsila foi uma ótima escolha, como Diva nacional ela nos representa muito bem!!
    QUe triste que ela tenha partido com essa doença que o povo nem fala muito, né? depressão... Mas ela fez sua história e merece nossos aplausos!!

    ResponderExcluir

 
© Pequena Lotte Todos os direitos reservados :: voltar ao topo