[Filmes] Lost River e a pegada cult de Ryan Gosling



Quando descobri que esse filme já estava disponível no Popcorn Time, fiz uma programação mental para conseguir assisti-lo no mesmo dia. Já se encontrava na minha lista de "Quero ver" há alguns meses, e depois de tantas fotos e gifs que tinha visto rodando por aí, pude finalmente conferir.

Lost River é a primeira amostra de Ryan Gosling como roteirista e diretor. Confesso que isso nem foi o que me chamou atenção ao filme, mas sim o fato de Matt Smith estar no elenco, dando vida ao personagem mais bizarro de sua carreira. Porém, não é só o personagem Bully que pode ser caracterizado assim - todo o enredo é extremamente bizarro.

Para começar, fui ver o filme apenas tendo conhecimento da informação já citada: nada de trailer ou uma breve pesquisa para saber do que se tratava. Sinceramente, não tem nem uma sinopse plausível para se colocar aqui. Ao meu ver, a história do filme é desconhecida, e do início ao fim você não sabe o que se passa, qual a situação dos personagens principais (além de morarem numa cidade em ruínas e estarem perdendo a casa), ou qual o objetivo da trama.

Trata-se de um "conto de fadas moderno", como já li em algumas críticas por aí: Billy, uma mãe solteira, buscando uma solução para seus problemas financeiros, entra num mundo sombrio, tendo que trabalhar numa casa de show macabra. O local utilizava-se de um sadismo cômico, cuja morte das artistas eram simuladas no palco de maneira bem realista. Ao mesmo tempo, seu filho adolescente tentava arrumar seu próprio jeito de sair da mesma situação, tendo de lidar sozinho com a intervenção de Bully, o comandante da região, que só esperava uma chance de matá-lo.



O filme é extremamente perturbador, com uma melodia típica de thriller que te deixa naquela agonia de quando você sabe que vem susto por aí e já está esperando. É um enredo bem denso, moderadamente assustador, mas que só se desenvolve lá pelos 40 minutos de filme.

Tenho certeza que Gosling teve seus motivos e sua mensagem a ser passada com esse primeiro trabalho como diretor, mas infelizmente não consegui captar. Foi uma tentativa exagerada de entrar no universo cult, com uma pegada bem surrealista que você não consegue distinguir que parte da história é real e que parte é fantasia.

Mesmo com várias cenas que nada dizem, Lost River não chega a ser um filme ruim. A fotografia é maravilhosa e bem diferente, assim como a trilha, que te prende mais a atenção do que a própria história. As atuações são ótimas, a destacar o já citado Smith, que me dava frio na barriga só de aparecer na tela, bem diferente do que eu já estava acostumada a ver em seus trabalhos.


No mais, não é um filme que eu indicaria a qualquer momento, sem estar inserido em um contexto. Mas para quem tem paciência e curiosidade, é interessante sim dar uma olhada e tentar compreender o que Ryan quis passar, ou se o objetivo dele era realmente a confusão. Mesmo enrolando aqui e ali, a trama termina super rápido e você nem nota o tempo passar.

Não dá realmente para dizer se é bom ou ruim, se vale a pena ou não, chegando a ser bem abstrato e subjetivo o efeito que o filme transmite ao público. Até agora, tenho visto os que amaram e os que não gostaram de jeito nenhum, se mantendo nos extremos. Eu, como já é de costume, ainda estou no meio termo.

Ainda dou 3,5 estrelas pela fotografia, por te prender lá do meio pro fim e pelas atuações, junto com a admiração pela coragem de Ryan já lançar algo do gênero na sua primeira oportunidade.

10 comentários:

  1. Tinha visto o trailer desse filme há um tempinho já, quando estava curiando a filmografia do Matt lá no Filmow e confesso que ele me agradou sim. Mas também já tinha ouvido falar que a proposta do Ryan tinha sido ousada demais, confusa e arriscada de um jeito tendencioso mais ao fracasso que qualquer outra coisa. Eu gosto do rapaz (por favor, olha a cara linda desse homem) e acho que se arriscar em uma carreira assim tão diferente é bom, mas pode vir acompanhada de preços altos a pagar. E é por isso que ele merece o mínimo de consideração, pela coragem.
    Pretendo assistir ao filme para descobrir de que lado vou ficar, mas acho que vou esperar as férias (e o Bruno) para ver hahaha
    Amei sua crítica, gosto muito do jeito que você escreve <3
    Beijo, môbem!

    www.blogrefugio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os fansites do Matt que eu sigo passaram meses só postando fotos desse filme, tava super curiosa já!! Realmente, o Ryan ousou demais, mas como eu disse anteriormente, foi preciso muita coragem pra chegar e fazer algo assim, meio diretor de Gone Girl, numa direção de primeira viagem. (O cara continua sendo lindo.)
      Quando chegarem as férias e o Bruno, irei cobrar a sua opinião! Hahaha. E olha, eu tenho uma agonia gigante com o jeito que escrevo, você que é legal demais. <3

      Excluir
  2. Não sei como você assistiu esse filme HAHAHAHA...
    Da próxima vez q eu for ai, quero assistir!
    Amei a resenha! Beijos!
    alemdoembrulho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NEM EU! Porque olha, inventei de ver meia noite e só consegui dormir quatro horas depois, hahaha. Mas nem é TÃO assustador, eu que sou cagona. Assistiremos, sim! Não me responsabilizo pelos "what the fuck" que você vai soltar.

      Excluir
  3. Eu ainda não conhecia esse filme, achei bem interessante, já tá na lista, pois sou bem curiosa, ainda mais quando o filme divide tanto as opiniões, gostei muito da sua resenha.
    http://quadrofeminino.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Se te deu curiosidade acho legal você dar uma conferida mesmo, só pra saber o que acha, hahaha.

      Excluir
  4. Não sabia que agora Ryan Gosling também é roteirista e diretor. Eu até gosto de filmes assim, perturbadores, mas sendo assisto com receio de ser perturbador demais rs

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o primeiro trabalho dele como roteirista e diretor! Esperava um pouco mais, mas foi corajoso da parte dele de se arriscar tanto. Hahaha eu também sou dessas que não pode ver filme muito perturbador não, mas com esse foi tranquilo.

      Excluir
  5. Vish, não conhecia o filme, nem mesmo sabia que o Gosling tava se aventurando para esses lados de diretor/roteirista. Adoro o Matt Smith e acho que ele seria o único motivo que me faria assistir a esse filme, mas ainda assim com uma pitada de desconfiança, porque acho que não seria o filme ideal para mim :x Bjo

    Tici | www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tici, pra ser bem sincera, Matt Smith foi o único motivo de eu ter assistido, nem foi pra checar o trabalho do Ryan não, hahaha. Ele deu um show de atuação! Foi bem diferente, adorei a dinâmica dele como vilão (mesmo sendo aquela coisinha fofa que a gente sabe que ele é). Porém, achei que dariam mais destaque a ele. :( Enfim, com uma mente aberta dá pra conferir, sim! Beijooo!

      Excluir

 
© Pequena Lotte Todos os direitos reservados :: voltar ao topo