França: Versailles


Quem tem uma quedinha por história, absolutismo e todo o lado cultural europeu, provavelmente vai amar o relato desse dia tanto quanto eu amei vivê-lo. Dos quatro dias que passei no país (depois do atraso que já foi mencionado no primeiro post sobre essa aventura toda), esse foi provavelmente meu favorito justamente pelos motivos já citados. Eu ia até colocar o segundo dia completinho, porque foi tudo bem interligado culturalmente, mas por excesso de informação - escrevo muito, desculpa!- decidi dividir. Eis o que aconteceu na manhã do meu segundo dia na França:

Intercâmbio em grupo tem lá seus lados ruins: hora certinha pra acordar e encontrar todo mundo pra tomar café no hotel foi uma delas. Dois dias andando de avião + a exaustão de apenas chegar e já ir explorar a cidade fez efeito sim senhor, e foi quase que um parto levantar, tomar banho, e arrumar mala naquele frio. É bom mencionar que o café da manhã é super diferente, e eu não tinha muita noção do que era bom ou não, mas a comida francesa tá aprovadíssima.

Saímos no nosso ônibus rumo ao Château de Versailles, depois de uma aula básica do nosso guia (britânico, chamado Oz, um verdadeiro gentleman) que nos ensinou a pronunciar château corretamente, entre outras palavras do francês, já que todo mundo sabe que eles não são muito fãs de ficar gastando inglês em todo lugar.

A única palavra que pode definir Versailles é perfeição. Sem tirar nem acrescentar nada, o palácio é o poder e riqueza inteiro da França materializado na sua frente. Depois de visitá-lo, todo outro palácio que você entra parece o porão dele. Não há nada igual! Até o Buckingham Palace, em Londres, perdeu 50% da magia pelo simples fato de que o conheci depois. Nunca vi e provavelmente não verei nada maior do que a grandiosidade de Versailles.

Os portões de ouro chegam a doer sua vista de tanto brilho, sem contar que esfrega na sua cara que você é bem pobre MESMO. Ao entrarmos, passando pela segurança, um deles sorriu pra gente, começou a dançar e a gritar "samba, samba!" Se foi ironicamente, não interpretamos desse jeito e foi até legal ser recepcionada calorosamente assim.




Desnecessário dizer que o palácio por dentro é um espetáculo à parte. Me senti jogada no tempo alguns séculos atrás e foi difícil me controlar, porque já deixei bem claro como me sinto com antiguidade. Poderiam me esquecer ali dentro que eu morreria feliz e pegaria o quarto da Maria Antonieta para ser o meu. Em absolutamente nenhum canto que você olhasse faltaria detalhes, nada estava vazio ou alheio ao design. Não sei se alguém perdeu tempo observando isso, mas preciso comentar que valeu a pena afetar a labirintite e andar olhando para cima, porque o teto...

Éramos informados a quem da realeza/nobreza pertencia tal cômodo, e geralmente havia uma divisão entre parte de dormir/parte de estar, cada um decorado de um jeito especial, diferenciando nas cores e nos móveis presentes. A maioria contava com uma varanda particular maravilhosa, daquelas que você senta para olhar o céu e esquece da vida. As camas me chamaram atenção, já que pareciam ser mais largas do que compridas, parecendo mais um sofá do que outra coisa.

Os detalhes lá em cima foram uma das minhas partes favoritas


Depois de dar um tour superficial por dentro, passando por vários quartos, bibliotecas e salões, decidimos conferir o jardim. Infelizmente o tempo era sempre o maior problema, sendo curto demais para admirar tudo devidamente. Fiquei até com medo de descer no jardim propriamente dito (que sinceramente, parecia tão grande quanto o próprio castelo) e perder o horário, então o máximo que consegui foi rodear tudo e procurar desesperadamente por um banheiro. E aí chegamos a um ponto interessante.

Nesse meio tempo minha câmera me traiu, descarregou do nada e não tive como tirar mais fotos com ela naquele dia. Guardei-a no bolso assim que saí do banheiro, mas só depois de 20 minutos notei que havia desaparecido. Nervosa como sou, já estava dando um treco quando uma amiga deu a brilhante ideia de refazermos o trajeto do pátio ao banheiro, e não é que lá estava um rapaz, bem atencioso, segurando a câmera e procurando de quem era? Não é uma coisa tão fácil de acontecer no país em que vivemos, o que explica minha surpresa e felicidade. (Posso ou não quase ter beijado o moço, mas não entraremos em detalhes.)

Olha só quem tava toda agasalhada porque não ia cometer o mesmo erro duas vezes e morrer de frio



Posso finalizar com toda certeza que esse é o meu lugar favorito no mundo, voltaria quantas vezes pudesse. In fact, moraria lá se pudesse, mas como a vida não é justa com ninguém... Infelizmente não passei pela lojinha (que na verdade só descobri que existia esse ano, mas deixa pra próxima, ao decorrer dos posts vocês vão perceber os diversos papéis de trouxa que fiz em um mês nesse continente), muito menos pelo Petit Trianon, propriedade de Maria Antonieta, localizado no interior do parque do Palácio de Versailles.

Quesito informação: Petit Trianon foi inicialmente construído para Madame de Pompadour. Algum fã de Doctor Who aqui vai entender por que esse ponto é importante?

O legal é ver que, mesmo sendo considerado principalmente pelo turismo e valor histórico, o lugar ainda é sim utilizado para outros fins. Cheguei a ver cartazes de apresentações que aconteceriam no teatro ali e várias bibliotecas funcionando no pátio. Então não há desculpa para não querer visitar esse lugar: tem de tudo um pouco! E tenho certeza que não sei nem da metade.

As fotos do interior do palácio encheriam o post inteiro, mas elas existem, ok?! Provavelmente irá para uma sessão fotografia. E o próximo destino do dia é meio óbvio nessa vibe histórica. Dica: muita arte envolvida.

Para quem quiser saber especificamente sobre como visitar Versailles, tem um post super legal aqui.

15 comentários:

  1. Com a certeza de que já visitei (boatos de que vivi) nesse lugar em uma vida passada digo que preciso voltar porque não aguento de tanta lindeza. Eu fico lendo seus posts sobre o intercâmbio e perguntando a Deus porque a gente não se conheceu antes, a tempo de ir juntinhas. Provavelmente porque o estrago que faríamos seria grande demais. Ainda assim fico aqui morrendo de vontade de fazer um tour pela Europa com você.

    "sem contar que esfrega na sua cara que você é bem pobre MESMO" >>>> quero me sentir pobre na França, por favor!

    E olha, entendemos a importância de Petit Trianonter sido inicialmente construído para Madame de Pompadour.

    www.blogrefugio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha olha, se sentir pobre na França é inevitável, tem riqueza em todo lugar. Estou reclamando? Não.
      Nem tinha pensado ainda como seria se tivéssemos feito intercâmbio juntas, agora bateu uma tristeza aqui, mas o tour pela Europa ainda sai, né?? Espero!

      Excluir
  2. MORTA com esse post <3 Amei amei amei. Que lugar maravilhoso! Sonhando aqui em conhecer <3
    Amei as fotos amiga!
    Beijos!
    alemdoembrulho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Dani! Tenho fé que iremos lá juntas e eu serei sua guia (pela minha casa, porque claramente o castelo é meu, hahaha). <3

      Excluir
  3. Denise, nenhum tempo é suficiente pra conhecer esse país incrível! Sabe que quando fomos (eu e minha dinda) acabamos não indo a Versailles, pois minha dinda tinha muita vontade de conhecer Chantilly e seu castelo. Foi um pouco decepcionante pois ele em si não tem nada de tão demais. Veja bem, pra uma fã de Downton Abbey como eu, qualquer castelo é pequeno perto daquele onde se passa a série. Maaaas eu quero, e vou, voltar pra França e investir muito tempo em Versailles. Assim como tu, adoro antiguidades, história e tempos de monarquia. Deve ser incrível e estou MUITO ansiosa pelo post com as fotografias da parte interna :] Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aii, Kat, tô bem triste porque você esteve lá e não conheceu esse lugar maravilhoso, mas vi umas fotos de Chantilly e parece ser lindo também! Na próxima você TEM que ir em Versailles, passagem obrigatória, tá?! Não foi o meu caso, mas acredito que seja bem legal andar lá dentro ouvindo a história com aqueles aparelhos com fone de ouvido, sabe? É uma viagem no tempo mesmo. <3
      Já quero compartilhar com você as fotos da parte interna também, hahaha. Amantes de antiguidades tem disso. Você com certeza vai amar.

      Excluir
  4. AI QUE SONHO! *-* Menina, seus posts estão cada vez mais incríveis! *-* Eu acho que eu não ia tirar os olhos de nada e quando chegasse nos jardins, uou, acho que ia sentar, fazer bico e chorar implorando para não sair nunca mais! hahaha Esses papéis de trouxa acontecem, servem para nos dar experiência e tenho certeza de que quando você voltar eles não vão acontecer de novo! :D Bjo

    Tici | www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que é isso, Tici, você que é gentil demais! <3
      O castelo em si é um espetáculo total, mas eu ficaria feliz de morar só no jardim mesmo, porque dá pra construir uma vida ali. E concordo plenamente com você sobre os erros da primeira vez! Por isso que nem me importo tanto, na próxima visita já sei o que devo e não fazer. É com os erros que se aprende, né? Beijo!

      Excluir
  5. Que lugar maravilhoooso, meu sonho é conhecer, quero viajar, então na verdade qualquer lugar está ótimo.
    Mas deve ser uma experiência incrível, as fotos estão demais!

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Barbara! Assim que você tiver oportunidade, vá! É ótimo. A experiência fica com você para sempre.

      Excluir
  6. Gatona! Que lugar LINDO!!!!! Eu sonho em conhecer vários lugares do mundo, acabei de colocar mais um na minha listinha!! Beijos e o post está maravilhoso! Beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/05/resenha-garota-exemplar-gillian-flynn.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você adicionou esse lugar pela minha indicação, Paula! Vá sem medo de ser feliz e quando voltar quero ouvir tudinho, hahaha. Não importa quanto tempo leve. E muito obrigada, linda! <3

      Excluir
  7. Que lugar lindo né?
    Meu sonho é sair do país.. Ir para Londres ou Dublin ou Nova York...
    Estou planejando juntar uma grana e ir depois que eu me formar na faculdade. Queri estudar inglês e ficar pelo menos unas três meses fora!

    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui em Londres e Nova York é um sonho de longa data, mas Paris vale totalmente a pena. Também penso em voltar para estudar, assim que a universidade não for a prioridade na minha vida. Quem sabe a gente não se encontra, né? Hahaha

      Excluir
  8. Amando os seus posts.❤
    Imagino como você deve ter ficado com a beleza desse lugar, simplesmente lindo, perfeito. Fiquei com uma enorme vontade de conhecer.

    Beijos, Karol.
    http://Sonhosdetodagarotinha.blogspot.com.br




    ResponderExcluir

 
© Pequena Lotte Todos os direitos reservados :: voltar ao topo