[Resenha] The Other Boleyn Girl


Philippa Gregory ganhou meu coração antes do meu contato com seus livros. Mesmo assim, sabia que a escritora britânica era famosa por publicar suas versões romantizadas da Disnatia Tudor. (E o mínimo que você precisa saber sobre minha pessoa é que se tem História + Monarquia, já estou dentro.)

Meu primeiro contato com The Other Boleyn Girl, ou simplesmente A Irmã de Ana Bolena, foi através do filme de 2008 estrelado por Natalie Portman, interpretando a própria Ana, e Scarlett Johansson no papel da irmã, Maria Bolena. Provavelmente foi meu primeiro contato com a própria Dinastia, podendo ou não ter ocasionado minha obsessão atual, já que a história de Ana Bolena se tornando rainha da Inglaterra foi apenas mais um assunto não tão explorado no meu ensino fundamental.

As personagens representadas no filme, um dos meus favoritos
Em relação ao livro, Philippa detalha muito bem o processo de Ana na corte desde criança, sua educação na França e seu retorno à corte inglesa para obedecer estritamente o seu tio, nobre próximo ao rei, que controlava a vida de toda a família como se fossem produtos comerciais. A narradora da obra, no entanto, é Maria, irmã da personagem em foco. Pouco se sabe sobre ela na história real, mas convém dizer que Maria foi a primeira Bolena a ser escolhida para flertar, agradar, e entreter o rei, que já não dava atenção à esposa, rainha Catarina de Aragão, já que essa não conseguia lhe dar um herdeiro para o trono.

As irmãs, em meio às suas rivalidades, seguem o lema de que a família vem antes de qualquer coisa. Mas não pense que isso acontece de um modo doce e preocupado com o bem estar deles mesmos: família em primeiro lugar significava família poderosa, passando por cima de muitos, para conseguir prestígios, cargos e presentes devido à aproximação ao rei.

Maria, que se posiciona como a irmã mais doce, mais centrada, e não corrompida pela família e pelo ambiente inescrupuloso que vivia, se torna a amante oficial do rei Henrique. Mas nem os presentes, as joias caríssimas, os vestidos, e até um barco nomeado em homenagem a ela tiravam seu respeito à rainha que tanto amava e admirava, e não demonstrava a mínima vontade de tomar seu lugar.

Em contraste vem Ana, ambiciosa e orgulhosa, de temperamento forte, que começa a se relacionar com o rei pela impossibilidade de sua irmã grávida e no período após o parto. Como já dito antes, tudo era manipulado para que o poder da família não se perdesse, então se a querida Maria não estava disponível para o rei, a outra irmã deveria servir para manter o status social da família.
Mas Ana não aceitava apenas ser amante, já que o mais para ela ainda não era o suficiente. Num cenário bem atual, Ana é a típica mulher que se faz de BEM difícil até que o seu objetivo seja atingido, que, nesse caso, era: ser rainha e nada menos que isso.

Num longo período sendo mimada, presenteada, honrada e adorada pelo rei, a frívola irmã Bolena mais velha conseguiu fazer sua cabeça para anular seu casamento com a rainha Catarina. Louco para conseguir finalmente ficar com sua amada e já machucado por todos os filhos perdidos cuja culpa jogava em sua mulher, Henry pede a anulação de seu casamento, sendo imediatamente negado pela Igreja. É aí que a parte histórica mais importante entra, não sendo muito mencionado no livro: a separação da Inglaterra com a igreja Católica e o surgimento da Igreja Anglicana.



Não sei muito bem o que seria considerado spoiler numa obra em que tecnicamente a história está exposta em vários livros, contada e recontada há séculos, mas posso afirmar que, mesmo assim, o livro surpreende. Você se sente dentro do enredo, vê os personagens crescendo pouco a pouco e se apaixona por eles, porque em quase 700 páginas cada um tem seus momentos sinceros, de coração aberto, e os vários momentos de falhas também. Resenhar chega até a ser difícil, já que são anos e anos e anos de história, com detalhes importantes, desenvolvimento de personagem bem visível e lições surpreendentes.

Vista pela maioria como cruel, bruxa e egocêntrica, a personalidade de Ana é provavelmente seu ponto mais chamativo. Ela conseguia ser uma rainha mesmo ainda não sendo uma: não importava a situação, estava sempre de cabeça erguida, sorrindo, fingindo ignorar tudo ao redor que não estivesse do jeito que ela bem queria. Seu temperamento ia muitas vezes de encontro com o do próprio Henry, e o fato de ele ser seu marido, seu próprio rei, e o homem da relação (ponto muito importante na sociedade machista da época), nunca a impediu de dizer o que bem entendia e se mostrar intolerante ao desrespeito pelo fato de ser uma mulher.

Achei esse trecho especificamente bem interessante para definir o relacionamento de Ana e Henrique:

"You forget tho whom you speak!" Anne retorted. "I am your wife and the queen and I will not be overlooked and insulted in my own court. That woman is to leave."  
"No one orders me!"
"No one insults me!"
(...)
"You are not to distress yourself", Henry said.
"Then do not you distress me," she answered smartly. 
Lembrando que o cara era O REI DA INGLATERRA, e ela era apenas a segunda esposa. Calculem a personalidade da pessoa para falar tais coisas na frente de uma corte inteira observando.

É um livro relativamente grande, com um enredo maior ainda (Ana começa com 15 anos e termina com 35), e pelas minhas pesquisas, com um preço salgadinho, mas vale MUITO a pena e é 100% recomendado por mim com selo de aprovação. Uma resenha gigante como essa não resumiu nem a metade do que eu queria falar, provando que é sim uma obra cheia de detalhes importantíssimos, com personagens mais geniais ainda que nem foram mencionados aqui. Mesmo sendo ficção, você ganha muito conhecimento histórico e se emociona como se estivesse dentro da própria corte, vendo pessoalmente os fatos que tanto te chocam nessa trágica trajetória de Ana Bolena.


P.S.: Vale lembrar que li o livro inteiro em inglês, então não sei falar da edição brasileira. Já li alguns comentários e não vi nenhuma reclamação na linguagem ou tradução.

12 comentários:

  1. Como assim você tem esse livro e eu não sabia? E essa foto da sua estante aí? só sinto inveja, desculpa. Esse marcador do Benedict? Tô é mortaaaaaa HAHAHAHAHAA aff <3
    Eu já queria ler os livros da Philippa Gregory há muito tempo, mas sempre fui passando outros na frente na hora de comprar e parece ser impossível conseguir esses livros em sites de troca. Depois da sua resenha entendo o porquê.
    Estou amando isso aqui, acho que depois do meu próprio blog esse é o que mais tem a ver comigo, por que será? hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro na verdade é da irmã da minha madrasta, que foi super legal ao me oferecer pra ler sabendo que eu amava o filme, mas quero a minha própria ediçãooo! HAHAHAHAHA meu marcador é sensacional! Eu nem comentei nada, mas fiz questão de colocá-lo na foto.
      Os livros dela são bem difíceis mesmo, mas nossa, vale muito a pena, escritora sensacional.
      Por que será mesmo que nos relacionamos tanto com o blog uma da outra? Hahaha

      Excluir
  2. Amei esse post amiga <3 Sua resenha tá maravilhosa! ;)

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro e tem o filme também?
    Achei super lindo a capa e tudo mais :)

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, linda! É sim, e o aspecto de folha envelhecida por dentro é lindo também! Recomendo o livro e o filme, muito.

      Excluir
  4. Não conhecia o livro, mais já vi o filme. Quero muito ler o livro e vou pesquisar alguns precinhos rs
    Beijos, www.blogdoseujeito.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é sensacional, mas o livro consegue ter um quê a mais de detalhes e vale muito a pena, sério! Se achar algum preço mais em conta, me diz aqui, porque tô louca pra comprar uma edição, hahaha. Beijo!

      Excluir
  5. Denise, eu tbm sou A LOUCA da Monarquia. Sério, adoro coisas dessa temática, principalmente as que tem contexto histórico verídico incluído. Tu já assistiu Downton Abbey? Sou simplesmente viciada. Provavelmente tu já deva ter assistido a série The Tudors, eu estou louca pra ver! E Game of Thrones? Tá, essa não tem nada real, mas é cheia de monarquia. Mas a minha queridinha do momento é Outlander. Recentemente descobri que a série é baseada em livro e estou surtando pra comprar ele logo. Eu adoro A Outra, sou muito fã dos atores e do filme em si. Nem imaginava que era baseado em um livro, vou ir atrás de outras obras da autora imediatamente!! Beijo, beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi que a gente vai se dar super bem, sou completamente APAIXONADA por todo esse universo antigo, de reis e rainhas, naquela forma social totalmente diferente do que a gente conhece hoje! Não me deixe começar a falar sobre porque não pararei nunca, hahaha. Já comecei a ver Downton Abbey sim, só não continuei por falta de tempo mesmo, mas pretendo dar outra chance. Vale a pena, né? The Tudors fica meio claro só por esse post, tendo Henry VIII como principal já me ganha automaticamente, hahaha. Juro pra você que também já vi uns 6 episódios de Outlander nas férias, mas dei uma parada. Tava gostando muito, até! Se você conseguir os livros, me diz o que você achou!!!
      Só descobri que A Outra era uma adaptação bem depois de ver o filme também. E que cast maravilhoso, hein?? <3 Me diga caso ache algo da Philippa que lhe chame atenção. Beijão!

      Excluir
  6. Oii, Denise! Você leu em inglês, que máximo! Eu preciso voltar a ler em inglês, mas não tenho costume de comprar livros em livrarias estrangeiras e os pocket books estrangeiros que vendem aqui são todos bem chatinhos :( Eu conheço pouco da história das irmãs Bolena, não vi o filme (shame on me) mas só ouço comentários positivos tanto do filme quanto da escrita da Philippa Gregory! Bjo

    Tici | www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li sim, Tici! Foi uma delícia, achei que ia me enrolar um pouco na linguagem, mas deu pra levar muito tranquilamente. Também não sou muito fã dos pocket books estrangeiros, mas se é a única opção... :(
      Aiii, veja o filme como uma indicação minha, se não gostar pode vir me linchar aqui, hahaha. E se gostar, tá liberado ler o livro também, né? Beijãooo!

      Excluir

 
© Pequena Lotte Todos os direitos reservados :: voltar ao topo