Os filmes que andei assistindo


Fazia um tempo que eu não visitava o mundo cinematográfico, já que é bem visível que sou a louca das séries (bem fajuta, por sinal, já que estou mais perdida nelas do que cego em tiroteio). Mas como tive uma semana de férias - vulgo fiquei doente e não sai da cama por todo esse tempo - vi que seria interessante ver o que Popcorn Time e Netflix tinham a me oferecer de bom. Aliás, é bem difícil entrar em um desses dois, ou qualquer outro lugar para se assistir filme, e não perder quase 30min para escolher o que quer ver. (Indecisa? Nahh, nem um pouco). Inclusive ainda aceito recomendações, porque a semana de folga ainda não acabou e não sei viver com apenas minha lista de filmes para ver, que já é gigante. Aqui vai tudo que assisti esses dias e, olha, sem nenhum arrependimento.



Enrolei alguns milênios para assistir O Juiz. A trama conta a história de Hank Palmer, um advogado de sucesso que tem de voltar à sua cidade natal após a morte de sua mãe. Nesse meio tempo, descobre-se que seu pai, juiz veterano da cidade, está sendo acusado de assassinato. Hank torna-se advogado do próprio pai, que de jeito nenhum coopera com o caso e deixa claro que o relacionamento de ambos só pode piorar.
Esse é um daqueles filmes que vai além da sinopse, que te surpreende em tantos outros aspectos que você nem espera. Deixando o lado jurídico de lado, o drama familiar provavelmente é o que mais te prende. Cheio de plot twists, muitas cenas te fazem rir (afinal, Robert Downey Jr sempre dá um jeito de colocar um pouco da personalidade dele nos personagens, né?), muitas outras te fazem chorar, mas consegue te passar uma lição bem bonita sobre família e como fugir não é a solução dos seus problemas.
Recomendo muito para os dias sensíveis com uma nuvem escura em cima de você. (P.S.: Tem Homem de Ferro pegando Blair Waldorf sim)
Detalhes especiais: Billy Bob Thornton como advogado. Sempre irei comentar sobre como a atuação desse cara é sensacional e ele me dá arrepios só de aparecer na tela. Robert Duvall é um veterano inexplicável. E Vera Farmiga. Ahh, que mulher, que personagem!
"Tomei uma decisão bem ali: Seja lá o que já tenha me acontecido no passado, eu seria a heroína da minha própria história."


Moça com Brinco de Pérola foi uma indicação da minha queridíssima professora de Artes que eu não poderia deixar de conferir. Porque é história. Porque é arte. Porque é de época. No filme, por dificuldades financeiras, Griet se vê obrigada a trabalhar na casa de Johannes Vermeer, famoso pintor holandês da época. A função dada a ela após sua chegada é limpar o ateliê do mesmo, ponto de partida para a interação dos dois que logo cresce para admiração, beirando o fascínio. Griet parece entender a mente do patrão como pintor, o modo como ele enxerga as cores e sua pintura, e não demora para se tornar a inspiração para o quadro mais famoso de Vermeer, também conhecia por "segunda Monalisa".
O filme é uma obra falando de uma obra, delicado, sensível. Arte explicando arte. A fotografia é lindíssima, trilha sonora sensacional, e as atuações são um espetáculo a parte. Destaque para Scarlett Johansson que conseguiu de maneira tão sutil e singela retratar uma personagem que não deixou sua submissão obrigatória a definir.
Detalhe: Scarlett realmente pare MUITO com a moça do quadro real, chega a ser bizarro. A cena em que ela se posiciona exatamente do mesmo jeito que a tela original, com a mesma roupa e o brinco de pérola, é de tirar o fôlego.
Ouvi dizer que o livro que deu origem ao filme é tão bom quanto e já tá na lista.
"Olhe para as nuvens. De que cor elas são?"
"Branco? Não, não são brancas. Amarelo.... azul.... e cinza. Há cores nas nuvens."
"Agora você entende."


Esse filme foi uma surpresa e tanto. Vi apenas uma resenha sobre e fiquei curiosa desde então. Só posso dizer que: essa minha estreia ao cinema argentino foi maravilhosa. Coloquei pra assistir do modo mais despretensioso possível, sem esperar muita coisa, mas a narrativa me prendeu do início ao fim e ainda me deixou sorrindo que nem boba em algumas cenas. Mariana e Martin são praticamente vizinhos, vivem se esbarrando em vários lugares, mas nunca notaram um ao outro. A história dos dois é explorada separadamente e faz o telespectador saber que ambos são perfeitos um pro outro de cara. Te deixa indignado ver que em várias oportunidades os dois poderiam ter tido uma interação e não tiveram, e suas vidinhas continuaram medíocres como antes.
É impossível assistir Medianeras e não pensar que você pode ter esbarrado com sua pessoa várias vezes por aí e nem sabe. É um formato de filme diferente, você consegue se encontrar em vários dos diálogos (ou pensamentos, que em sua maioria é o que constitui o enredo) e entende os problemas internos das personagens principais.
O desfecho me surpreendeu tanto que fiquei sorrindo por horas, toda boba, toda cheia de esperança pelas surpresas boas da vida. Foi genial! Perdi todo o meu preconceito por filmes em espanhol (foi difícil ter que escolher entre a linguagem original e o dublado péssimo, mas - pasmem- vi todinho em espanhol) e ainda vou sair recomendando esse filme para muita gente. Assistam!

"As pessoa, a cidade, o mundo está cheio de gente fechada, não só pela arquitetura, mas pessoas fechadas em si, em sua solidão, em seu mundo. Pessoas que foram construídas como medianeras, paredes sem janela, vida sem abertura pro novo."




Calma que eu vou explicar: Não, eu nunca tinha parado para ver esse filme. Não, eu também não morro de amores pelo DiCaprio como todo mundo. Pra falar a verdade, eu nunca tinha tido um contato direto com essa história at all. Consegui ignorar a produção mesmo com muitos comentários (bons e ruins, diga-se de passagem) que me rodavam e mesmo já sendo apaixonada pela soundtrack de longe (Young and Beautiful é uma das minhas músicas favoritas da Lana e Crazy In Love na voz da Emeli Sandé é sensacional!). Mas isso foi até hoje, e, amigos: entrou pra lista de favoritos. Quero deixar de lado a sinopse, que provavelmente já deve ser de conhecimento geral, já que essa é uma história tão famosa e conhecida por todos, e falar mais sobre a produção. O Grande Gatsby (2013) é um filme incrível. Você tem a beleza dos anos 20 com um toque de modernidade. Tem a graciosidade dos figurinos andando lado a lado com o exagero de cores e brilho. Tem o romance se mesclando ao drama. Tem os excessos em contraste a pessoas vazias. É fantasioso e ao mesmo tempo cheio de críticas sociais relacionadas à época. Sei que gosto é gosto, mas em meio a um mar de pessoas criticando o roteiro e a escolha musical, eu achei genial. Acho que isso que dá um ar diferente à adaptação. É bonito, é melancólico, consegue te deixar apaixonado e indignado ao mesmo tempo. Desde Titanic (sem exageros, gente) um papel do DiCaprio não me cativava tanto. Opiniões podem divergir, mas vi esse filme no momento mais propício que existe, então nada vai tirar a magia que ele trouxe pra mim. Provavelmente por esse motivo ele me pareceu tão certo, em todos os aspectos.
É claro que eu vou ler o livro. É claro que eu vou assistir todas as outras adaptações cinematográficas da mesma história. Esperem pelos posts.

"O futuro já nos iludiu antes, mas não importa. Amanhã correremos mais depressa e esticaremos nossos braços um pouco mais além, até que em uma bela manhã… E assim nós prosseguimos, barcos contra a corrente, empurrados incessantemente de volta ao passado."

12 comentários:

  1. Você só assistiu filme incrível!!! Quero uma semana de folga também!! Quem sabe um mês ou dois!!! Vamos por partes, como comentei com você, O Juiz já está na minha lista desde que vi o cartaz lá no filmow, mas fiquei esperando pela boa vontade do meu irmão e até hoje não assisti. Depois de tudo que você falou: preciso.
    Mesma coisa é O Grande Gatsby, quero muito ver e há muito muito tempo, mas fico enrolando porque quero muito ler o livro antes e até agora não consegui, mas tenho fé de que um dia vai.
    Scarlett sempre fica idêntica as personagens históricas que ela faz ou é impressão minha? Sou muito fã dessa moça e já tinha ouvido falar desse filme por alto, mas nunca com tanta admiração como você.
    E tenho quase certeza de como já coloquei Medianeras para ver, mas não o fiz. E olha que já vi gente falando maravilhas desse filme. Preciso dar um jeito nisso. E se eu estava procurando alguma coisa para ver hoje a noite, agora tenho várias opções hahaha Obrigada, como sempre, pelas dicas maravilhosas <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!! Não me decepcionei com nenhum, juro. Nas férias você coloca o atraso em dia. No meu caso, essas foram minhas férias, hahaha. O Juiz é muito bom, sério! E olha que fui assistir esperando só um filme comum mesmo. (Chorei? Chorei)
      Achei que só eu tinha deixado pra ver O Grande Gatsby depois de anos, esqueci o quão twins somos. Entrou para os meus favs, juro. Tô louca pra ler o livro também!
      Como li em algum comentário por aí, Scarlett parece que saiu de uma tela renascentista. E Medianeras é uma sacada bem inteligente, pelo roteiro e quantidade de quotes lindos, tenho certeza que você vai gostar!
      E estamos aqui sempre. <3

      Excluir
  2. Gatsby ♥ amo esse filme e odeio como termina haha

    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, Cecilia! A construção do filme é ótima, mas o final é de doer o coração, hahaha

      Excluir
  3. Fiquei com vontade de ver "Moça com Brinco de Pérola" porque "é história. Porque é arte. Porque é de época." hahahaha e também quero ver O Grande Gatsby porque tem Leonardo DiCaprio <3
    Ah, melhoras heim. Se cuida ♥

    http://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha achei esses motivos parecidos com os meus, pode ser coincidência. Vah, recomendo muito que você veja! É lindíssimo. E DiCaprio n'O Grande Gatsby tá dando um show, muito boa a atuação dele como personagem principal. E você é uma lindaaa, muito obrigada! ♥

      Excluir
  4. Oi Denise,
    Eu tenho mta curiosidade de ler O Grande Gatsby, e sou daquele tipo de leitor que só confere a adaptação depois de ler o livro rsrs. Mas bom saber que vc aprovou a adaptação.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, eu também pensei em ler o livro primeiro porque estou super curiosa pra saber como que é, mas não deu pra esperar, hahaha. Tenho certeza que a adaptação não chega nem aos pés do livro mesmo.

      Excluir
  5. Denise! Desde o Poderoso Chefão virei fã do Robert Duvall, estou louca pra assistir esse filme. Vi o trailer e fiquei bem interessada. Eu já tinha ouvido falar em Moça do Brinco de Pérola, mas confesso que agora é que a vontade pra assisti-lo foi despertada! Vou providenciar. Medianeras é um que vivo adiando, mas que foi muito elogiado por quem assistiu. Sugiro que dedique um tempinho ao Cinema Argentino, com certeza não vai te arrepender. E quanto ao idioma, é questão de hábito. Eu particularmente acho um dos mais lindos *_*. Aproveita o Netflix e assiste O Segredo dos seus Olhos. É MARAVILHOSO. Hollywood está em fase de produção da versão americana, mas eu DUVIDO que se compare á argentina E O Grande Gatsby.... bom. Eu tenho o DVD da primeira versão e peguei um asco dessa história menina, que minha nossa. Ai comecei até a ver a nova versão, mas não adianta. Foi algo que não me pegou, sabe? Muito pelo contrário. Mas enfim, gosto é gosto né?? Adoro essas dicas de filmes :} Grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi O Poderoso Chefão, acredita?? Tenho que ver, é lei, hahaha. Duvall em The Judge dá um show, sério! Veja e me diga o que achou. E olha, te indico totalmente o Moça do Brinco de Pérola e paaare de adiar Medianeras que é amor demais! Vou dar uma olhada nessa sua indicação com certeza, tô deixando meu mini preconceito de lado. Depois vou te dizer o que achei, já que também amo dicas de filmes, hahaha. Beijo, linda!

      Excluir
  6. De!!! Acredita que o unico filme da lista que eu já vi foi Great Gatsby? Eu gostei, viu! (meu namorado dormiu hahahahah) Achei o figurino MARAVILHOSO DEMAIS! Queria todos aqueles vestidos hahahaha achei bem bonito, tudo! E... tem o Leo, ne! hahahahah fiquei curiosa pra ver a Moça do Brinco de Pérola (apesar de não gostar da Scarlet hahahaha) peguei implicância com ela e, nossa! Atrapalha , pq ela ta em todo filme! hahahahahah

    Beijos, Na <3

    www.hamburguesinha.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O figurino é LINDÍSSIMOOOO, sai apaixonada e com vontade de viver nos anos 20, mesmo tendo seu toque moderno, hahaha. Não culpo seu namorado, mas olha, ele perdeu um filme muito amor! Já ia te dizer que realmente complica você não gostar da Scarlett porque ela tá em todo lugar, hahaha. Beijão, Na!

      Excluir

 
© Pequena Lotte Todos os direitos reservados :: voltar ao topo