Texto: A vida é passageira


A vida é passageira.

Ela pega carona sem pedir licença. Se vai trazer muita bagagem ou não, quem decide é você, o motorista, o único que sabe quanta carga está disposto a levar. Mas a vida é difícil, não é? Não pára por nada, insiste que você deve pegar aquela outra curva, ou que seria melhor ter seguido em frente quando tudo que você queria era ter feito uma pausa. 

Você continua reclamando da vida te acompanhando e ela continua indiferente aos seus protestos. E assim a viagem prossegue. Ela carrega no colo uma caixinha pequena, que por fora parecia sem valor, mas pelo jeito que a segurava deixava claro que tinha uma enorme importância. Você até tenta ignorar, mas sua curiosidade sempre falou mais alto. 

"Posso dar uma olhada?", você pergunta, desesperado para achar algo que mude a monotonia do trajeto.

Desconfiada,  a vida te encara.
"Você tem certeza? Não seria inteligente atrapalhar nosso progresso na viagem para olhar aqui dentro."

Abriu mesmo assim. 

Todo um passado se mantinha organizado ali dentro. Não qualquer passado, o seu. Momentos devidamente nomeados e prontos para serem selecionados de volta à vida. A memória pode ser uma benção ou um castigo, considerando o seu limite de carga. Seja por tédio ou a eterna falta de vontade de realizar outra coisa, escolheu ficar revivendo momentos passados que estavam na caixa. 

As lembranças tem um efeito engraçado na vida alheia que gostam de chamar de nostalgia. Algo entre ficar feliz por ter acontecido e triste por ter acabado, dividido entre "foi o suficiente" e o "se tivesse sido diferente, como teria acabado?". E se, será que, talvez... Os maiores questionamentos te assombram junto com as recordações de tempos melhores.

Mas em um repentino despertar, você nota que a vida já foi. Ali, naquele momento que você parou para reviver o que já passou. Afinal, ela é passageira. Ao entrar em um universo próprio que era, não é mais, o presente também se torna passado. Se prendendo ao que já foi não dá pra aproveitar o que está sendo e esperar o que ainda vai ser. 

Nostalgia dá uma falsa promessa de tempos bons que não retornarão. Vão, sim. Os bons, os ruins, os melhores, e os que você menos espera. E vai valer a pena. Porque a vida pode ser um completo desastre nessa trajetória dupla entre vocês dois, mas ela é passageira, e nós sabemos que uma boa companhia em uma viagem diária tão dura é essencial. A caixinha pode ser guardada com carinho no porta-luvas, pois há uma paisagem belíssima janela afora para ser admirada. Mesmo que esteja escuro ou sombrio: olhe para as estrelas. Sempre tem algo belo onde achamos que não.

A vida é passageira, mas você é o motorista. Então assuma o controle e siga em frente, porque tá tudo bem deixar uma coisa ou outra para trás se a vista que te espera no destino final é muito melhor do que a que já passou. O mundo é efêmero, a pura essência do significado "passageiro". Somos pessoas diferentes a vida inteira, tudo muda, todo mundo muda, mas tudo ótimo, desde que não esqueçamos de quem éramos antes. Aprendi por aí. E continuo aprendendo, a todo momento. 

A vida é SUA passageira.

Só se certifique de que ela faça boa viagem. 


Pena & Tinta é um projeto de escrita criativa com o objetivo de criar textos (crônicas, contos, poesias, relatos pessoais etc) mensalmente em cima de um tema predeterminado. O tema de Junho foi Nostalgia, e se você quiser participar, é só acessar o grupo no Facebook

11 comentários:

  1. Tava super ansiosa pela sua estréia no Pena & Tinta, porque tinha certeza de viria um texto incrível, bem escrito e cheio de sentimento. Não me decepcionei. Você escreve muito bem, Deni! Juro que dei um sorriso quando li "Somos pessoas diferentes a vida inteira, tudo muda, todo mundo muda, mas tudo ótimo, desde que não esqueçamos de quem éramos antes." Nossa frase. E diz muito, diz tudo. E assim como você ainda estou aprendendo a todo momento.
    Ótimo texto, twin, tô orgulhosa (:

    Beijo
    www.blogrefugio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Cheio de sentimento" comigo já é quase lei, né? Hahaha ainda bem que você já sabe! Nossa frase é linda e eu não conseguia tirar ela da cabeça enquanto escrevia, tive que encaixar. E obrigada twin, cê sabe que significa muito vindo de você. <3

      Excluir
  2. Olá,
    Adorei o texto, também estou tendo esse lema de vida, para aproveitar absolutamente tudo e fazer dessa viagem algo inesquecível.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que a gente consiga, Inês, porque isso é super importante. <3

      Excluir
  3. Que texto maravilhoso. Ai esses textos tão me fazendo chorar, eu já tô ultra emotiva, mas nossa, eu termino de ler e tô já cheia de lágrimas nos olhos, hahaha. Deni, você escreve tão bem, vem cá, me abraça <3 Que texto lindo, muito muito muito lindo mesmo, não tenho nem palavras para expressar! "A vida é passageira, mas você é o motorista. Então assuma o controle e siga em frente, porque tá tudo bem deixar uma coisa ou outra para trás se a vista que te espera no destino final é muito melhor do que a que já passou." <3. Eu ando muito mal com o falecimento da minha avó ontem, mas certas frases no seu texto e no da Ceci, estão me fazendo criar forças pra respirar e olhar pra frente. Não dá pra ficar se lamentando pra sempre, né? Vida que segue... Vamos vivendo.

    Beijos,
    http://www.girlfromoz.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você nem tem noção do quanto eu fiquei feliz quando você disse que de alguma forma meu texto tocou você. Sério, se for pra escrever e tocar uma pessoa só que seja, eu vou continuar com sorriso no rosto, ainda mais sendo você. Foi exatamente essa a ideia que quis passar, a gente nunca vai receber o que o presente tem de bom pra nos dar se ficar se prendendo ao passado ou se preocupando com o futuro. Você sabe que qualquer palavra amiga que você precisar, estamos aqui, né? <3 No momento certo, tudo vai melhorar.
      Beijo!

      Excluir
  4. Denise, que texto ótimo e super bem escrito? Enquanto eu lia, ia fazendo reflexões sobre esse contexto de ficarmos nos apegando no que passou ao invés de aproveitarmos o que estamos vivendo. Ser humano é algo complexo, e dificilmente aproveitamos todos os dias como se fossem os últimos, acho que temos a arrogância de ignorar que a vida é de fato passageira. E o pior são aqueles que se contentam em julgar o modo de viver alheio, enquanto poderiam estar vivendo de fato. Enfiiiiiiiiiiiiim, né. Muito bom o texto. Quero avisar tbm que te indiquei pra um "prêmio" lá no blog. Ele é pra quem tem menos de 300 seguidores, mas eu nem sei onde que vê isso ou como que segue... logo, burlei regras e meu critério foi indicar blog que eu acho que mereceriam ser indicados e pronto kkkk :] :*


    www.eususpiro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você elogiando meu texto dá vontade de ir aí te dar um abraço porque *fangirling* hahahaha. "Ser humano é algo complexo, e dificilmente aproveitamos todos os dias como se fossem os últimos, acho que temos a arrogância de ignorar que a vida é de fato passageira." Exatamente! Ando refletindo muito sobre isso mas não tem como, a gente nunca vai viver o presente plenamente. Aqueles que procuram qualquer vida pra cuidar menos a sua é triste, né?
      E eu vi o post e quase morro de amores, com certeza irei fazer, hahaha. Obrigada pela indicação, você sempre linda! Beijo!

      Excluir
  5. Denise! Que texto lindo, incrível, maravilhoso. Seja bem vinda ao Pena! Eu me senti representada por esse texto porque eu sempre estou tentando me lembrar de viver o máximo possível, de aproveitar a viagem, como como você bem disse. Às vezes eu deixo a vida passar sem aproveitar devidamente os momentos e é algo pelo qual me sinto muito culpada, então obrigada por me lembrar de viver plenamente e que tudo é passageiro.
    Beijooos! Já estou ansiosa por mais textos seus <3
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Debs! Falou a rainha dos textos do Pena, hahaha. Também tento me lembrar disso diariamente, mas todo ser humano é cara de pau e esquece. Acontece. "Então obrigada por me lembrar de viver plenamente e que tudo é passageiro" obrigada você por ME lembrar o mesmo com esse comentário. Beijo, linda!

      Excluir
  6. Gente, meu coração! <3 Tem várias frases no seu texto que eu queria emoldurar, mas a que eu mais gostei foi essa aqui: "A memória pode ser uma benção ou um castigo, considerando o seu limite de carga." A gente carrega já tantas coisas nas costas, né, que as vezes não percebemos como estamos presos no passado. Dos que eu li até agora, Denise, seu texto foi o mais reflexivo e o que alcança mais pessoas! <3 Bjs e parabéns!

    Tici | www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir

 
© Pequena Lotte Todos os direitos reservados :: voltar ao topo