CosmoTAG: As 5 melhores coisas dos anos 90



Fiquei super animada quando vi que o tema do mês de Julho das Discípulas de Carrie era sobre os anos 90. Eu sou do finalzinho dessa década, então quando fui ter noção de alguma coisa já estávamos nos anos 2000 pós apocalíptico (quem lembra que metade da população achava que o mundo ia acabar na virada de 99 para 2000?) e euzinha sem muitas recordações da década que nasci. Mas, quem diria, anos depois cá estamos nós, e muitas coisas do meu dia a dia ainda carregam o ar peculiar dos 90s. 

Então pensei, por que não? Já planejava falar de tais coisas aqui mesmo, juntei o útil ao agradável. Escolhi fazer a Cosmo TAG, que consiste em indicar as 5 melhores coisas da década de 90 (vale tudo, hein?) e burlei um pouco as regras. Aqui vão as 5  melhores coisas dos meus atrasados anos 90 que estão comigo atualmente porque na época eu era criança demais para me importar. Por favor, não julguem meu eu ignorante de 2 anos que não sabia o que estava perdendo.


01. As séries da NBC 



Provavelmente Friends (1994) ainda é o maior clássico dos anos 90 no quesito programa de TV. Até Junho meu contato com a série se limitava a episódios soltos na Warner de vez em quando, o que resultou em vários spoilers e em ter visto a series finale fora de ordem. Achava a série boa até, dava umas risadas aqui e ali, ouvia a obsessão de amigos que eram super fãs e seguia com a vida ciente de que a sitcom existia e eu continuaria sem ver tudo numa ordem correta, só sabendo um pouquinho sobre cada personagem. Mas aí minha amiga Netflix resolveu colocar as 10 temporadas da série recentemente e me rendi. 

É impossível não se identificar com Friends e seus 6 personagens principais. As características de cada um são bem distintas e não é difícil de encontrar a si mesmo ou aos seus amigos em cada um deles, nos problema que eles enfrentam, e na ideia de "I'll be there for you", como já dizia a abertura da série.

Tem um ar bem realista, na medida do possível, e carrega em si um pouquinho dos nossos sentimentos e relacionamentos de verdade, só que com mais comédia e uma cafeteria muito mais legal do que a que tem perto da sua casa. A pegada anos 90 aparece mais nas primeiras temporadas, é claro, com todos aqueles looks característicos, os cabelos mó gracinha e em outros detalhes, como quando o Chandler foi exibir o computador-última-geração dele que para nós hoje seria o correspondente a uma caixa cinza gigante com tela.



Nas palavras do próprio criador quando enviou a proposta para a NBC: "É sobre sexo, amor, relacionamento, carreiras. Sobre uma época na vida em que tudo é possível, o que é muito emocionante e assustador. É sobre a busca por amor, compromisso e segurança... E o medo do amor, do compromisso e da segurança. E também é sobre amizade, porque quando você é jovem e solteiro na cidade grande, seus amigos são sua família."

Atualmente, depois de começar a acompanhar a ordem certinha, estou na quinta temporada e meu dia não está completo se não vejo uns 3 episódios. Saber o final ou já ter visto alguns fora de ordem não tira nenhum pouco da graça e não falha em me fazer sentir melhor todas as noites. Começar Friends do zero foi uma decisão certeira e bem útil pra se fazer em um momento horrível da minha vida, e tenho certeza que daqui a alguns anos irei rever a série e ser grata pela ajuda e fuga da realidade que ela tem me dado. Eternamente o grupo que gostaríamos de fazer parte porque "it looks like a fun gang". 

Enquanto isso, na parte dramática da NBC... 



Há muito tempo guardo opinião sobre essa série para comentar e agora finalmente chegou a minha hora. *dancing*

Também de 94, ER (Emergency Room) ou Plantão Médico, como preferirem, foi minha maior revelação esse ano. Mesmo sendo a série que lançou George Clooney ao super estrelato, pasmem: ele não foi o motivo pelo qual decidi baixar o primeiro episódio lá em Janeiro. Pra ser bem sincera, acredito que eu nem tinha conhecimento de que teria o Clooney de brinde. 
Minha história com ER é a seguinte: quem me conhece sabe que tem uma c e r t a atriz, que atende pelo nome de Alex Kingston, que eu amo tanto que me dói a alma. Sabia que ela tinha um papel importante na série, mas só aparecia lá pela quarta temporada, que foi em 98. Como não gosto de assistir as coisas pela metade, baixei tudo e fui indo devagar pra ver se descia garganta abaixo. 

E foi a melhor escolha que poderia ter.

Pode colocar gif aleatório da Alex? Pode. Grata.
Acredite ou não, o seriado premiadíssimo, mostrando o dia a dia de médicos e enfermeiras na parte de emergências de um hospital, foi ideia do mesmo criador de Jurassic Park (também clássico dos 90s)Michael Crichton, que se inspirou em sua própria experiência como médico residente. Inicialmente, o drama seria um filme dirigido por Steven Spielberg (!!!!), mas pararam tudo para focar nos dinossauros. Depois disso que ER como conhecemos veio a acontecer, com Spielberg sendo produtor. 

A trama é ótima, os casos médicos são bem interessantes, mas não é isso que me chama mais atenção. Também estou na quinta temporada dessa aqui mas não me canso de dizer que o diferencial da série são os personagens. De todos os 56547433 programas que já vi, ER tem os personagens mais bem escritos que tenho o prazer de acompanhar. Os roteiristas da época tem de dar uma aulinha para os roteiristas atuais porque eles foram um espetáculo para desenvolver personalidades e mostrar como cada um vai amadurecendo e lidando com situações adversas. Tem um problematic aqui e ali, na maioria das vezes com seus motivos, mas são pessoas reais tentando ser o melhor que elas podem abdicando da própria vida pessoal para salvar vidas, muitas vezes nem ganhando o reconhecimento necessário.

ER é sim a mãe das séries médicas como conhecemos atualmente e um dos programas de maior duração da história, indo de 1994 a 2009 com 15 temporadas e encerrando com um episódio record de audiência na categoria drama. Respect that bow down bitches

O mais bacana é que essas duas séries com as maiores audiências da época se juntaram em um crossover que aconteceu em Friends, na primeira temporada, quando Rachel e Monica marcam de sair com dois médicos que acabaram de conhecer. Os médicos acontecem de ser dois personagens de ER, porém com nomes diferentes, sendo um deles o próprio Clooney. Surtamos muito? Sim. 
Em outro episódio de Friends, na quinta temporada, Chandler está assistindo televisão e começa a tocar a abertura clássica de ER. O sucesso conjunto era tão grande que rolou até capa coletiva na Vanity Fair em 1995. 


02. As músicas da minha vida

Nos anos 90, três músicas que eu amo muito foram lançadas, sendo duas delas minhas favoritas. Em 98 a banda Aerosmith lançava I Don't Wanna Miss A Thing como parte a trilha sonora de Armageddon. A música é uma das que mais me tocam até hoje e até engoli a vergonha pra cantá-la na noite de karaoke que teve na minha escola de intercâmbio. É um dia que tenho muito apreço em relembrar porque tive coragem de fazer uma coisa que normalmente não faria na frente de todo mundo e cantei minha música favorita de todos os tempos no país dos meus sonhos. E a letra coube bem, porque eu não queria nem fechar os olhos pra perder aquele único momento.






Já na segunda, meu primeiro contato com ela foi vendo Click, filme de comédia que mais choro, o que me deu abertura para conhecer todo o resto do trabalho da banda. The Cramberries lançou seu primeiro álbum em 1993 e a música Linger constava nele. Trabalho épico e tema de muitos romances por aí, a faixa fala por mim em nível espiritual. Gosto muito da melodia bem suave, em alguns pontos quase um desabafo para você que sabe que I'm such a fool for you. Além da melodia, sou uma eterna boba apaixonada pela letra e pela sinceridade na voz da Dolores ao cantá-la. É bem careta, mas se eu casar um dia, tem que ter essa aqui!



No ano seguinte, no segundo álbum da mesma banda, um dos singles mais conhecidos nasceu: Zombie. A música foi baseada nos conflitos entre a Irlanda do Norte e a Inglaterra que causaram várias mortes e muita destruição durante o século XX. Dolores aqui critica e condena a luta política dos envolvidos que não pensavam nas consequências dos conflitos armados, comparando-os a zumbis. É uma canção bem histórica e te faz refletir até que ponto o ser humano chega a perder sua consciência para obedecer ordens. Os instrumentos e a batida dão um toque meio sombrio para a música e você até se perde em pensamentos com o solo de guitarra junto com a bateria nos últimos minutos.





                           

03. A Bela e a Fera (Disney)



Em 13 de Dezembro de 1991 a Disney lançava o VHS da melhor princesa já reproduzida por eles e, sendo tocada por Deus, no meio de tantos lançamentos marcantes na mesma época, minha mãe decide comprá-lo para filha pequena. Resultado: uma fanática até hoje por essa moça apaixonada por livros e que vê o melhor nas pessoas mesmo que elas se mostrem em seu pior. Passei anoooos chorando porque não tinha o famoso vestido amarelo da dança e em pleno 2015 não posso ouvir que sentimentos são fáceis de mudar que já começa a chorar soluçando compulsivamente. 

A Bela e a Fera foi o filme que mais me marcou na vida. Devo boa parte do desenvolvimento da minha personalidade à Bela, a menina que não se encaixava naquele lugar e vivia com um livro na cara. De uma bondade incomum (essa parte já não adquiri tanto), não tinha medo de se impor e nem de expressar o que sentia. Mereceu tudo que ganhou no filme: príncipe bonitão no final, um castelo, título de princesa e, claro, o mais importante: a biblioteca gigante feita só pra ela. Como eu digo sempre: marry the beast and get that library.

Detalhe que Denise de 3/4 anos via o filme o dia todo, menos à noite. Porque a Fera à noite dava medo.

(Vai ter versão live action em 2017 e já tô lá na fila da estréia em primeiríssimo lugar, obrigada.)




04. Quatro coisas gigantes coloridas


Prova de que as produções da BBC me consomem desde 1998 até 2015.

Meu primeiro ano de vida foi totalmente alimentado por essas quatro criaturas que até hoje não sei dizer o que são, mas chamavam atenção pela cor e pela musiquinha de abertura que grudava tanto que possivelmente era uma lavagem cerebral. Meu aniversário de 1 ano de vida foi dos Teletubbies, eu tinha todos os bonecos (em tamanho real) e relatos contam que eu só parava quieta no sofá se fosse para assisti-los. Atualmente, olhando para essa foto, só sinto medo e me pergunto que tipo de imagem o meu eu de meses de vida teve de absorver. Tinky Winky deve ser o culpado por todos os meus problemas psicológicos.

05. Filme digno de sessão da tarde 



Prometi a mim mesma que não mencionaria nenhum filme nessa tag (tirando o clássico da minha infância já citado) porque seria injusto falar de um e não falar de todos. Foi uma década abençoada no quesito cinema, convenhamos, dá até dó ignorar Titanic, A Lista de Schindler ou O Sexto Sentido, por exemplo. Mas dentre todos, aquele que esteve ao meu lado lá no começo da pré adolescência, destruindo minhas expectativas de uma escola legal para se usar roupas legais, foi As Patricinhas de Bervely Hills. Até hoje sou frustrada por não ter um cabelo tão bonito quanto o da Cher, ou aquele programa no computador que escolhia a roupa por ela. 

O filme é visualmente lindíssimo, carregado das características dos anos 90 e todo o figurino foi feito pra ser babado. Inspirado em um livro da Jane Austen, a maior lição que esse filme me passou, quando beirava lá pelos 8 anos de idade, foi que tá tudo bem namorar com seu meio irmão se ele for o homem formiga Paul Hudd.

Espero que minha CosmoTag burlada, tentando citar minhas coisas aleatórias favoritas dos anos 90 atualmente (com mais de uma por item), tenha feito algum sentido. Na minha cabeça fez total. De qualquer forma, viva os 90s e os resquícios que ele deixou em todos nós! <3


 

18 comentários:

  1. Ahhhhhhhhhhhhhh amei muito! Foi muito bacana ver como os anos 90 estão IMPREGNADOS no teu eu, mesmo que tu tenha nascido mais pro final!!! Sério, amay! Primeira CosmoTag, resultado: 5 estrelinhas, suuuucesso!!! Então, pela primeira vez na vida estou morrendo de vontade de ver ER e vou começar a assistir imediatamente. Minha vida nas séries médicas se resume a Grey's Anatomy e Mercy (que teve uma temporada apenas, mas adorava) e não vi a mãe de todas. Shame on me. Quinze temporadas, aqui vou eu (aliás, tu viu que a Warner vai voltar a transmitir?). E Friends, nossa, mesmo relato que o meu. Comecei a ver uns aleatórios na Warner e até que um belo dia resolvi baixar um atrás do outro. E assim eu fui. Noooossa, eu tbm n conseguia ficar um dia sem assistir ao menos 3. Que maravilha. Não sei se te contei, mas agora que o Netflix disponibilizou eu e Márcio estamos fazendo esse processo: Porque ele não fez ainda e n viu tudo, e porque eu sou maníaca e quero ver tudo de novo. Denise, I don't wanna miss a thing foi uma das minhas músicas favoritas por muuuuito tempo e Aerosmith é uma das minhas bandas favoritas até hoje, toca ai .o/\o. a única coisa nessa categoria musical que nos diferencia é que eeeu não gostei de Click, tão pouco chorei. E eu assistia Teletubbies, achava transtornador, e nem era tão pequena assim. E queeem não deseja até hoje aquele programa da Cher que escolhia o look do dia? Ó deeeels, quero! Beeeeijos! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KAKA PARA TUDO QUE SE TU COMEÇAR A VER ER MESMO VOU TE AMAR PARA SEMPRE E NÃO ESQUECE DE ME ATUALIZAR DE TUDO!!! A quantidade de temporadas também me assustou um pouco mas tô aqui viciada e o que me perturba é que vai acabar e: não quero. Série mãe é eterna. E eu soube da notícia da Warner simmm, só esqueci de comentar aqui! Aproveita e pega o rumo hahahha
      Olha, minha ideia foi exatamente essa!! Mostrar que mesmo lá do finalzinho e lembrando de pouca coisa, hoje em dia várias coisas que me cercam são dos anos 90 e eu amooooo. Você contou do caso do Marcio e eu apoio muito, enquanto eu vejo na ordem você revê e seremos gratas à netflix. Aerosmith é tudooo, por favor, vamos cantar juntas qualquer dia. E olha, Click não tá entre meus favoritos mas eu sou bem besta pra chorar mesmo kaksjsssh Esperando alguém liberar um app pra escolher meu look do dia.
      Primeira CosmoTag: linda e sucesso! Ja quero maisss! Beijão! <3

      Excluir
    2. Aiii eu tbm, to me controlando pra n fazer o restante dos projetos tudo dumavezisó kkkkk e prepare pro teu amor eterno pq estoooou vendo o piloto de ER. Só parei pq tava dando Ghost no TCM, e Ghost é lágrimas e amor, mas agora vou seguiiir. E Geoge Clooney: muso! Beeeijo.

      Excluir
  2. Meu Deus, que post mais lindo e nostálgico! Friends <3 Minha relação é bem parecida com a sua, só vi episódios aleatórios na Warner, mas tô com o box aqui há meses pra tentar ver tudo direitinho na ordem, só me falta tempo. E já disse pra você que vou começar a ver ER e promessa pra mim é dívida, então aguarde que qualquer dia desses que chego do nada comentando contigo alguma cena assim como foi com Doctor Who.

    As músicas da sua vida, que amor <3 Adoro essas que você citou e desde que descobri que você gosta de I Don't Wanna Miss A Thing sempre que escuto lembro de você.

    A Bela e A Fera <3 <3 <3 <3 Estou linda aqui usando minha havaianas nova enquanto comento esse post, obrigada, de nada. Estaremos juntinhas na fila para ver o live-action, pode marcar aí na sua agenda.

    Gente. Gente. Teletubbies. O que era nossa vida sem esses seres coloridos? Por que a gente amava isso? Porque eu chorei até conseguir os quatro bonecos? Com certeza Tinky Winky é culpado pelos problemas psicológicos de muita gente.

    Agora não me bate e nem deixa de me amar, mas não lembro se já assisti a As Patricinhas de Bervely Hills. Mas se marcou tanto sua vida então é um sinal de que preciso assistir.

    Adorei o post! Beijo
    www.blogrefugio.com

    ResponderExcluir
  3. Eu não tenho recordação dos anos 90 eu era uma criança, quando o ano acabou. Mas eu me lembro quando assistia os Teletubbies e Bananas de Pijamas, é uma das minhas recordações. E também, as músicas ouço todas até hoje, essas são as consigo que consigo me lembra. Aerosmith é minha banda favorita até hoje! ♥
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
  4. Aaaai anos 90! Que saudadeees! Adorei a tag e concordo com tudo principalmente com Friends e Bela e a Fera. Tenho os mesmos feelings que você em relação a esse filme. Me identifico demais com a Bela (só não acho que teria a mesma coragem porque se formos parar pra pensar ela foi bem bad ass!). Mas ela é minha princesa favorita de todos os tempos e sempre será. Acompanhando desde o início toda a produção por trás desse filme com a minha Emma interpretando a Bela (podia ser mais perfeito?). Vamos juntas na primeira fila na pré estreia hahaha!!

    Aah e eu tenho os quadrinhos da Ms. Marvel. Se você estiver interessada eu posso te passar!

    http://quasedemanha.com

    ResponderExcluir
  5. Os filmes, seriados, músicas, estilo... eu adoro tudo dos anos 90 até hoje e acho que sempre vou gostar, pois cresci nessa época ♥
    Amooo As Patricinhas de Bervely Hills e Teletubbies HAHAHAHA, muito bom! :D
    Saudades, bons tempos...

    http://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. HAHAHAHAHAHAAHAHAAHA AI DE, SUA TAG BURLADA FOI SUCESSO HAHAHAHAAH Morri de rir e, REALMENTE, o "reflexo" dos anos 90 está aí até hoje e, foi sim a melhor época hahahahahahah Morri de rir com "Detalhe que Denise de 3/4 anos via o filme o dia todo, menos à noite. Porque a Fera à noite dava medo." HAHAHAHAHAHAH tadinha! Amo Linger também e, As patricinhas de Beverlly Hills é meu time adolescente da década de 90 preferido!!! hahahahaha adoreiiiiiiii!

    Beijo, Na!
    www.hamburguesinha.com.br

    ResponderExcluir
  7. esuqeci de falar dos telletubies! HAHAHAHAHAH sabia que eu achava que eles nem eram da década de 90???? Eu não assistia, me lembro deles só quando era bem mais velha e achava muito chato HAHAHAHAHAHAH com certeza o Tinky Winky é o culpado! hahahahaha

    ResponderExcluir
  8. Não nasci nos anos 90,mas pode ter certeza vivi muito nos anos 90, Friends <3 me pergunto até hoje que ser no mundo não gosta de Friends e Emergency Room jurava que era a unica na face da terra que tinha visto essa serie, 15 temporadas de boas noites sem dormir, coma família toda. Todos na vida ja escultaram alguma musica dos anos 90 , algumas são até melhores que umas por ai hoje.I Don't Wanna Miss A Thing faz parte da minha playlist depre. Bela e a Fera <3 sempre prefiro a animações. Telletubies eu assisti muito não so ele como Barney e seus amigos, Família Dinossauro. Filmes <3 <3 Sou suspeita para falar de filmes, assisto de preto e branco até os filmes de hoje, As Patricinhas de Bervely Hills vai ficar para sempre, também faço parte das traumatizadas por não ter aquele aquele programa no computador que escolhia a roupa por ela.
    http://chanoinverno.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Passado o susto inicial de perceber que tenho quase o dobro da tua idade (hahahaha), adorei a tua muito bem feita "burlada"! A única coisa que não fez parte da minha vida naquela época foi as séries. Eu só comecei a assistir em 2009 e, ainda assim, não optei por ver Friends. Até este ano, eu não tinha visto nenhum episódio, nem esparso! Aí a Kaka me mandou o pen drive com a temporada completa e, atendendo aos incentivos de todos os meus amigos, comecei a assistir. Mas, ainda não consegui passar da primeira temporada! As risadas de fundo me irritam muito e fico achando meio forçado. Talvez depois mude, não sei, mas por enquanto não tá dando de seguir em frente!! I Don't Wanna Miss A Thing é uma música que vai estar sempre no meu coração! E o programa de computador da Cher? Sério, fiquei muito tempo bolar algo semelhante com aquilo, era meu sonho! hahahaha :D Princesas da Disney: só amor, desde sempre, para sempre! Adorei o post :D Beijos!

    www.chezb.com.br

    ResponderExcluir
  10. Caraca cara, acho que nunca mais nessa terra existirá O seriado como esse. Marca da vida de 99% da população, o teletubbies então... ♥ aiww
    Blog B de Bia

    ResponderExcluir
  11. AMEI! Socorro! hahahaha
    O bom é que eu estava vendo Friends agorinha antes de vir ver blogs, hahaha, melhor série ever!
    E, menina, como lidar com Aerosmith? Além disso também fiquei com Linger na cabeça e agora tô com vontade de ver Click, porque eu sempre lembro desse filme quando penso nessa música.
    Muito bom o post, adorei! Beijão
    www.horinhasdedescuido.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei!!!!
    Eu me identifiquei demais com sua resposta! Eu amava ER, e jurava que seria médica quando crescesse, não rolou! Adoro a Alex também, eterna Dr. River Song! hahahaha Friends é a série da minha vida!
    E essa playlist gente? Eu ouço até hoje essas músicas, adoro Zombie e poucas pessoas sabem do contexto histórico! Adorei que você tenha citado.
    Não assisti teletubies :/ Já era grandinha quando lançaram... E Clueless é um dos melhores filmes do mundo!
    Amei mesmo esse seu post, me identifiquei muito mesmo!!!
    Beijos
    www.amandahillerman.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. A BELA E A FERA, TELETUBBIES E FRIENDS! <3 Oh, jesus, quanto amor! Os filmes da Sessão da Tarde e os desenhos da TV Globinho que me faziam amar a Globo quando era menor! Pena que as crianças de hoje em dia não vão crescer com isso! rs Bjs

    Tici | www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  14. Friends.... como não amar... sou apaixonada por eles todos, me identifico com o Chandler! hauahuahau verdade...

    Ah... os anos 90... que saudade!! Bela e a fera eu sei as falas!! Juro... achei que iria casar com o tal vestido amarelo!! de tão viciada que eu era! huaahuahuah

    Bjinhos
    JuJu
    As Besteiras Que Me Contam

    ResponderExcluir
  15. Então... acho que sou o único ser humano no universo que não curte FRIENDS, mas pra compensar, adorava ER!
    I don't wanna miss a thing é uma das músicas mais lindas da vida e chorei rios quando tocou em Armageddon (todas as mil vezes que vi o filme). Queria muito ter te visto cantando no karaokê, porque certeza que cantaria junto da platéia!
    A Bela e a Fera <3 <3 <3 (insira aqui mais milhares de corações). Ainda sei as músicas decoradas até hoje e sim, meus olhos ainda insistem na produção de lagriminhas quando escuto "sentimentos são... fáceis de mudaaaar...".
    To adorando essas CosmoTags, gente!

    ResponderExcluir
  16. Eu amei esse post <3
    Sou apaixonada por Friends *---* Não sabia do crossover entre Friends e ER, mas lembro perfeitamente desse episódio <3
    Amo demais a Bela e a Fera e os teletubbies foram minha infância
    Parabéns pelo blog, adorei
    Beijos

    ResponderExcluir

 
© Pequena Lotte Todos os direitos reservados :: voltar ao topo